PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

Para a FIX na área de PCM, atuamos em todo planejamento das Manutenções sejam elas Pró- Ativo, Preventiva, Preditiva ou Corretiva Programada.

O PCM atua em conjunto com a Engenharia de Manutenção realizando atualização dos planos de manutenção decorrentes de melhoria identificadas nas Análise de Falhas, pelo Perfil de Perdas e pelo Feedback dos planos de manutenção que a equipe utiliza quando realiza as manutenções dos ativos.

Como base de atuação do PCM utilizamos o CMMS disponibilizado pela FIX ou o utilizado pelo cliente, estruturamos toda a árvore do seu equipamento em sistemas, conjunto, sub-conjunto até o nível de componente. Associado aos equipamentos temos o desenvolvimento dos planos de inspeção e manutenção que terá a frequência de execução determinada pelo nível de criticidade, pela informação técnica do fabricante e também pelas condições reais.

Como exemplo, elaboramos o Plano 52 Semanas com base nas performances dos equipamentos, nas melhorias implantadas, nas preditivas e preventivas realizadas, histórico e taxa de falhas e tempo necessário para execução, com todas essas informações compiladas alinhamos o Plano 52 Semanas junto a área de PCP para garantir que a execução das manutenções.

A grande responsabilidade do Planejamento é a de identificar a necessidade do uso de ferramentas ou equipamentos especiais, disponibilizar os recursos materiais e competências humanas para a perfeita realização dos trabalhos.

O PCM atua diretamente na disponibilidade do equipamento para produção realizando a medição exata dos indicadores de MTBF, MTTR, DF e OEE.

Já na atuação das corretivas programadas também é muito importante fazer a integração junto aos responsáveis pela produção, alinhando a equipe que será dedicada para a manutenção, o trabalho será realizado e disponibilizando o equipamento no tempo necessário para execução.

O Planejamento e Controle da Manutenção é a inteligência da manutenção.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite um Orçamento